O INÍCIO DO FIM DAS LIGAÇÕES DE TELEMARKETING

É bastante comum ouvir reclamações de pessoas que, em algum momento, receberam aquelas ligações chatas e indesejadas de telemarketing. As operadoras de telefonia e as empresas de cartão de crédito estão dominando o ranking dessas ligações que assombram o consumidor causando transtornos diários.

Existem casos de pessoas que receberam mais de 20 ligações da mesma empresa em apenas 01 dia, ou de um senhor que aguardava há meses por um exame muito importante, mas recebia tantas ligações de uma operadora com código 11 durante o dia, que acabou perdendo seu exame por não atender as ligações de mesmo código, achando ser de Telemarketing. Estes são apenas alguns casos dentre milhares que acontecem e tiram o sossego dos cidadãos.

Após receber inúmeras reclamações referente a essas situações desagradáveis, o Procon (Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), com base na Lei Estadual nº 9.176/2009, criou o cadastro BLOQUEIO DE TELEMARKETING – NÃO IMPORTUNE, que tem o objetivo de impedir que as empresas de telemarketing efetuem ligações telefônicas aos números inscritos para vender produtos e serviços. Serão beneficiados os usuários de telefonia fixa e celular, pessoas físicas e jurídicas, com os DDDs do Estado do Espírito Santo, independente se a empresa que presta este tipo de serviço seja de outro Estado.   Para fazer o bloqueio é necessário acessar o site:  https://sistemas.es.gov.br/procon/bloqueiotelef/. O titular da linha é quem deve criar um login, e cadastrar os números indesejados. É rápido, fácil e gratuito!

Obviamente que este é um trabalho de formiguinha, pois é necessário cadastrar os números pelo site, e muitas das vezes, principalmente se tratando de operadoras, as ligações são de vários números diferentes. Mas vale a pena fazer o bloqueio. Esse é um grande passo para começar a mudar a cultura de abordagem dessas empresas. Já está mais do que provado que esse método não funciona, e na maioria das vezes causa o efeito contrário do que se espera que é a repulsa absoluta do consumidor.

 Um bom exemplo a ser seguido, são as novas empresas de Cartão de crédito, que fazem cadastro 100% online, sem fazer uma ligação sequer. Utilizam o método de indicação para alcançar novos clientes, e hoje mais de 80% da população utiliza. Ou seja, se a pessoa quiser ela vai atrás, precisa tirar a paz de ninguém, basta ter qualidade no serviço, boa divulgação que todo o resto acontece.