Tudo o que você precisa saber sobre o 5G

O 5G chegou no Espírito Santo e a dúvida de muitos é saber se estão dentro dos parâmetros para utilizar a nova tecnologia. Preparamos para vocês algumas informações importantes sobre o 5G.

De acordo com a Anatel apenas dez cidades no Espírito Santo poderão ser contempladas pela internet 5G. Somente os municípios com mais de 100 mil habitantes podem receber à nova tecnologia, que também só está disponível para alguns aparelhos. Dos dez, cinco municípios são da região metropolitana de Vitória, entre eles Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória e Guarapari. As cidades do interior contempladas com o 5G são Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Colatina e Aracruz.

No Brasil existem hoje cerca de 83 aparelhos com a tecnologia 5G homologados para usar a tecnologia. A maioria já está sendo comercializada. Veja a lista dos aparelhos homologados no Brasil:

Apple

iPhone 13 Pro Max, iPhone 13, iPhone 13 Pro, iPhone 13 Mini, iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max

Asus

ROG Phone 5, ROG Phone 5S, Zenfone 8, Zenfone 8 Flip, ROG Phone 3, Zenfone 7

Nokia

Nokia G50

Lenovo

Legion Phone Duel

Motorola

Motorola Edge Plus, Motorola Edge, Moto G50 5G, Motorola Edge 20, Motorola Edge 20 Pro, Motorola Edge 20 Lite, Moto G 5G Plus, Moto G71, Moto G200, Moto G 5G, Moto G G100

Positivo

Zero 5G

Realme

Realme GT 2 Pro, Realme 8 5G, Realme GT Master Edition, Realme 7 5G, Realme 9 Pro +

Samsung

Galaxy Note 20 5G, Galaxy Note 20 Ultra 5G, Galaxy Z Fold2 5G, Galaxy S21 5G, Galaxy S21 Ultra 5G

Xiaomi Xiaomi 12, Mi 10T Pro, Mi 10 T, Poco M4 Pro 5G

Preciso de plano e chip novo?

Quanto a troca de plano e ao chip, a situação depende de cada operadora e o uso da tecnologia. O padrão exigido é que você precisará de um aparelho compatível para usar a novidade, a troca de chip pode variar.

Confira abaixo as informações divulgadas pelas operadoras Tim, Vivo e Claro:

TIM

A TIM está liberando o uso do 5G SA sem a necessidade de troca de chip, mas é necessário ter um plano TIM Black ou TIM Black Família com um pacote de 50 GB de internet, que é grátis no primeiro ano. Para utilização de redes 5G NSA, não é necessário trocar de chip ou de plano.

Vivo

Oferece o novo 5G sem a necessidade de troca de chip, mas o uso da versão SA precisará da substituição do componente.

Claro

Os usuários que querem aproveitar o 5G NSA da Claro não precisarão trocar de chip para usufruir da novidade. No entanto, para utilizar o 5G SA, que garante melhores índices de latência, precisarão substituir o chip. Vale notar que a empresa chama a oferta de ambas as conexões de 5G+.

Como ativar o 5G no meu Android?

Se você está dentro dos parâmetros exigidos para utilização do 5G pode ser que nesse processo de migração seja preciso configurar seu dispositivo de forma manual.

Essa configuração permite a seleção de dados móveis como preferencial. Siga o passo a passo para ativar:

  1. Acesse “Configurações”;
  2. Toque em “Rede e Internet”;
  3. Selecione “Chips”;
  4. Toque em “Tipo de Rede Preferencial”;
  5. Marque a conexão de internet 5G.

Como funciona o 5G no meu iPhone?

A Apple já oferece a disponibilidade da tecnologia desde o iPhone 12. Sendo assim os aparelhos compatíveis se adequam a todos os modelos mais recentes. O iPhone também possibilita as formas: 5G automático e 5G ativado. A seleção entre pode impactar a vida útil da bateria. 5G Automático: utiliza o 5G apenas quando não reduzir significativamente a duração da bateria 5G Ativado: conserva o 5G sempre á disposição, mesmo que reduza a duração da bateria.

Confira o passo a passo para ativar a internet móvel em 5G no seu iPhone:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Toque em “Celular”;
  3. Selecione “Opções de Dados Celulares”;
  4. Entre em “Voz e Dados”;
  5. Escolha a opção “5G Ativado” ou “5G Automático”.

Continue nos acompanhando para receber maiores atualizações sobre a nova tecnologia. Nossa equipe especializada está sempre pronta para te dar todo suporte.

Para maiores informações procure os analistas da Light Telecom – Fatura Expert.

Fontes usadas: Folha Vitória, Agazeta, Canaltech e tecmundo